Escolas Passo do Machado e São João Batista receberão cisternas para armazenamento de água

O vice-prefeito Jackson Cabral acompanhou o anúncio feito na última sexta-feira (21), no Palácio Piratini. Foto: Prefeitura de Pinheiro Machado, divulgação.

As escolas municipais Passo do Machado e São João Batista, ambas situadas na zona rural de Pinheiro Machado, receberão cisternas com placas de cimento e capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Os estabelecimentos de ensino farão parte do Programa Água Para Todos – Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (21), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. O vice-prefeito Jackson Cabral acompanhou a solenidade.

O programa abrange cerca de 160 escolas rurais, em 71 municípios do Estado. O investimento será de R$ 3 milhões. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 52 mil litros. Elas poderão garantir o acesso à água por oito meses, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas, entre estudantes e funcionários.

“O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, disse o governador Sartori.

O ministro Osmar Terra destacou o compromisso assumido pelo governo federal. “Esta ação mostra a importância e a prioridade do governo em oferecer água potável para os alunos. Queremos resolver este problema e levar qualidade de vida para toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Já o vice-prefeito Jackson Cabral frisou que a instalação das cisternas irá contribuir para sanar problemas de abastecimento nos estabelecimentos de ensino do município.

“É de grande importância essa intenção do Governo do Estado de colaborar para que todas as escolas do Rio Grande do Sul tenham acesso a água de qualidade para o consumo dos alunos e das comunidades. No nosso município ainda temos problemas de abastecimento de água nas escolas, que agora serão resolvidos”, destaca Cabral.