Entenda como funciona as escolas Cívicos-Militares:

Foi lançado em setembro de 2019, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que tem como meta implantar o programa em 216 escolas de todo o país até 2023. Essa é a expectativa do Ministério da Educação (MEC).

No Pecim, o modelo de escola a ser implementado tem por objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Em cada escola, os militares atuarão no apoio às gestões escolar, administrativa, educacional e didático-pedagógica, como assessores e colaboradores da direção escolar. Em nenhuma hipótese ocorrerá a substituição dos profissionais da educação por militares inativos.

A adesão ao Pecim é voluntária, mas as escolas precisam manifestar interesse junto a à Secretaria de Educação. Nos colégios, os militares atuam no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Os benefícios desse modelo têm como objetivo contribuir para a melhoria da Educação Básica.