Encontro tratou sobre as práticas reflexivas e ações para a educação do campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último sábado (19 de julho), o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto com a parceria da Escola Municipal São João Batista, realizou o I Encontro de Educadores – “Práticas Reflexivas e Ações para a Educação do Campo”, com o objetivo de refletir, planejar e reorganizar o currículo das escolas rurais e propor ações que contribuam à qualificação do trabalho dos profissionais que atuam na educação do campo. O encontro foi orientado pela professora Pedagoga, Mestranda em  Educação do Campo, Silvana Gonçalves.

A educação do campo, nas últimas décadas avança nos espaços de pesquisa sobre escola pública, no esforço de construção de uma metodologia que de conta dos aspectos pertinentes à esfera rural, dando ênfase às características próprias de cada realidade. Para tanto, se faz necessário um esforço de integração entre escola e comunidade, com o objetivo de conhecer a realidade a qual a escola esta imersa.

Assim, sob proposição de qualificar os processos de ensino/aprendizagem, evidencia-se nos diferentes espaços educativos que este movimento de aproximação do cotidiano escolar com a realidade local, está relacionado com as possibilidades de reorganização dos métodos e conteúdos de trabalho, do tempo e do espaço escola, bem como da lógica avaliativa e curricular. Podendo afirmar também, que este desafio, quando assumido por toda a comunidade escolar, pode resultar no estabelecimento de uma nova relação educativa fundamentada na Proposta Pedagógica comprometida com as reais necessidades da comunidade. O que incide na compreensão de que a qualidade da relação entre a comunidade escolar entre outros fatores possibilita ou não o desenvolvimento da Educação do Campo como centralidade prática e teórica no ambiente da escola.

Estiveram presentes junto à Secretária Municipal da Educação, Cultura e Desporto, o prefeito José Felipe da Feira, o Secretário da Agropecuária e Meio Ambiente, Adelino dos Santos, as Coordenadoras da SMEC, professoras Joeci dos Santos Cunha e Tânia Maria Kappe Geist, e Carmem Leda Gonçalves de Oliveira, do setor administrativo.