Educação que transforma: projeto interdisciplinar de Geografia e História é aprovado em evento internacional da Unipampa
Um projeto pedagógico desenvolvido com os alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola Manoel Lucas Prisco ganhou reconhecimento internacional. A iniciativa, coordenada pela professora Sandra Mara Tavares Salaberry, da disciplina de Geografia, em parceria com o professor Felipe Lucas Fagundes, de História, foi aprovada para apresentação na I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens (JIPEA), que será realizada nos dias 07 e 08 de julho de 2025, no campus da Unipampa, em Bagé.
O projeto, que já vem sendo trabalhado há alguns anos pela professora Sandra, tem como base um debate estruturado entre os alunos, onde são discutidos os modelos econômicos do capitalismo e do socialismo.
A atividade propõe a divisão da turma em dois grupos: o grupo socialista e o grupo capitalista. Cada equipe fica responsável por pesquisar, argumentar e defender seu modelo, promovendo assim uma competição saudável com foco na argumentação, no diálogo e no protagonismo estudantil.
“É muito show de bola, porque faz com que os alunos pesquisem e lutem pelo que eles acreditam”, contou a professora Sandra, entusiasmada com os resultados que a metodologia tem gerado ao longo do tempo. “Eles se envolvem, se inserem no conteúdo, desenvolvem a argumentação e o respeito pela opinião do outro. É uma experiência muito rica”, enfatizou Sandra.
Uniformes, medalhas e participação: os detalhes que tornaram o projeto ainda mais marcante
Um dos momentos mais marcantes do projeto foi a uniformização dos grupos. O grupo socialista, por exemplo, foi com o uniforme completo da escola, todos iguais, para simbolizar a igualdade entre os colegas — reforçando, de forma prática, os valores defendidos pela ideologia debatida.
Outro destaque foi a premiação simbólica aos participantes do debate. A professora Sandra relatou com carinho o gesto de valorização do esforço dos alunos. “Consegui medalhas, e todos os alunos foram premiados pela participação, porque esse foi o primeiro debate estruturado nesse formato.”
Apesar de a atividade já estar presente no plano de aula da professora Sandra há algum tempo, foi a primeira vez que o projeto ganhou visibilidade fora da escola. A iniciativa de escrever e submeter o projeto à JIPEA partiu do professor Felipe, convidado para ser avaliador externo no debate.
“Eu sempre convido um professor de fora para fazer a avaliação do grupo, pra não parecer que estou puxando pra um lado. Desta vez, convidei o Felipe, e ele resolveu escrever o projeto e submeter ao evento da Unipampa. E foi aprovado!”, destacou Sandra.
Reconhecimento e orgulho: projeto será apresentado na JIPEA em Bagé
O projeto intitulado “Debate estruturado como metodologia de ensino para alunos do oitavo ano do ensino fundamental”, de autoria de Sandra Salaberry e Felipe Fagundes, foi aprovado pelo Comitê Científico da I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens (JIPEA), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Unipampa – Campus Bagé.
A comissão avaliadora contou com especialistas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, que reconheceram a relevância do tema e o valor pedagógico da prática.
A jornada ocorrerá de forma presencial para participantes do Rio Grande do Sul e online para demais estados e países. Os atestados de participação serão emitidos aos que cumprirem os critérios estabelecidos pela organização.
“Fiquei com muito orgulho desse trabalho. Coisa boa quando tu vê o envolvimento dos alunos e vê que tua prática dá resultado. O mais legal disso é que multiplica. Se todos fizessem esse tipo de coisa, olha o rumo legal que a educação tomaria em Pinheiro Machado”, concluiu a professora Sandra, emocionada.