Mais Educação para Pinheiro Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Pinheiro Machado aderiu ao Programa Mais Educação, programa federal com subsídio do FNDE, PDDE – Educação Integral – em 4 escolas da rede de ensino. A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, durante o mês de setembro, está organizando junto às escolas que receberam verba através do Programa (Avelino de Assis Brasil, Dois de Maio, Manoel Lucas Prisco e Senador José Ermírio de Moraes) a logística para sua execução.

As escolas deverão dar início a execução o programa em outubro próximo, sendo que a durabilidade do mesmo é de 10 meses com interrupção no período de férias. “Esta é proposta de ampliar o tempo do aluno na escola, com atividades que proporcionem a formação integral, ou seja, o desenvolvimento de competências e habilidades, para a formação completa do corpo e espírito”, salienta a Secretária Marizete Duarte.

O programa prevê incentivar os alunos para o sucesso e permanência na escola, bem como articular o currículo escolar para melhorar os índices de proficiência dos alunos.

 

O que é o Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE.