Crianças com comorbidades são as primeiras a receber vacinas contra Covid-19

A imunização contra a Covid-19 destinada às crianças de 5 a 11 anos com comorbidades começou nesta quarta-feira, 19, na Secretaria Municipal de Saúde. O primeiro lote veio com 60 doses de vacina.

A Eliane dos Santos, mãe do Gabriel dos Santos, de 10 anos, disse estar muito feliz com a imunização para as crianças. “Lá em casa todos nós estamos vacinados, também tenho um menino de 17 anos que também tem comorbidade e já está vacinado, então só faltava o Gabriel, até ele estava ansioso, porque é um jeito de prevenir, o que a gente mais quer é voltar a ter uma vida normal”, enfatizou.

Gabriel dos Santos recebeu o certificado de coragem por ter feito a vacina

A Fernanda Carina Camargo, mãe do Kayo Camargo Brum, de 9 anos, disse que está se sentindo muito grata pela vacinação. “Nós estávamos muito ansiosos por esse momento, porque ele tem asma e a gente fica com medo, então eu fico bem feliz que ele tenha se vacinado”, afirmou.

            O secretário de Saúde e Assistência Social, Tiago Garcia, enfatizou que a imunização é fundamental para reduzir a transmissão do vírus. “O início da vacinação nesta faixa etária de 05 a 11 é um contra-ataque, pois aumentamos a barreira de proteção de forma geral. É importante lembrar que apesar da realização da vacina é indispensável manter os cuidados, como o uso de máscara.”, falou.

            A Secretaria de Saúde criou um espaço interativo para as crianças e também está sendo distribuído kits de Covid com máscaras e álcool gel para os vacinados. A equipe também se caracterizou para a ação.

Público-alvo da vacinação

Para essa campanha de vacinação, neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico nº 01/2022 da Secretaria Estadual da Saúde, o sistema só permitirá a aplicação em crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, que estejam enquadradas nos casos abaixo:

– Obesidade

– Pneumopatias Crônicas Graves 

– Outros imunodeprimidos

– Hemoglobinopatia grave 

– Doença cardiovascular 

– Doença neurológica crônica 

– Diabete Mellitus 

– Doença Renal crônica 

– Síndrome de Down  

– Cirrose Hepática