Cenário do coronavírus no Município evolui: conscientização da população é fundamental

O Poder Executivo Municipal, através do Comitê Extraordinário de Saúde, designado pelo Decreto nº 761/2020, retificado pelo Decreto nº 762/2020, publica excepcionalmente hoje às 19h30, boletim epidemiológico atualizado contendo as informações a respeito do coronavírus no Município de Pinheiro Machado. O atraso se justifica especialmente pela confirmação das informações apresentadas, pois houve evolução no cenário do coronavírus no Município.

Chegou ao conhecimento do Comitê Extraordinário de Saúde a ocorrência de um novo caso suspeito de infecção por coronavírus no Município de Pinheiro Machado. Este caso suspeito é de paciente que apresentou sintomas de síndrome respiratória e outros compatíveis com infecção por coronavírus, tendo sido realizada a coleta das amostras e encaminhadas para análise, conforme protocolo seguido pela equipe de saúde.

A partir desta segunda-feira, 6 de abril, este Boletim Epidemiológico passa a numerar também os casos de internação domiciliar, com o objetivo de conscientizar a população da importância de continuarem seguindo as recomendações de saúde públicas, especialmente as medidas estabelecidas pelos decretos de calamidade em saúde. O Poder Público está fazendo a sua parte, e é importante que a população também faça a sua, obedecendo às recomendações de isolamento domiciliar, isolamento social, distanciamento entre os indivíduos nas filas dos serviços essenciais autorizados ao funcionamento, evitando sair às ruas sem ser por extrema necessidade, e mantendo-se em casa o máximo possível.

Existem muitos casos confirmados em municípios vizinhos – Bagé, Piratini, Pelotas – e todos os dias ainda existe o risco de contágio; cabe somente a nós cuidarmos para que essa doença não atinja nossa cidade e nossos familiares, e a única forma de concretizarmos isso e manter este boletim sem casos confirmados é seguindo as recomendações de saúde pública.

Estão sendo feitas barreiras sanitárias nos trevos de acesso ao Município, assim como em outros pontos estratégicos, no sentido de controlar a entrada e saída de veículos e passageiros em nosso Município, justamente devido à preocupação por haver casos confirmados em cidades vizinhas à nossa. Medidas semelhantes são tomadas diariamente em todos os municípios da região, bem como no Brasil inteiro, o que evidencia um fato comum a todas as situações:

NÃO É BRINCADEIRA!

O combate ao coronavírus é fundamental, todos os entes da federação estão mobilizando recursos nestas ações de contingência, mas para que tudo funcione da melhor maneira possível, reforçamos:

PRECISAMOS QUE A POPULAÇÃO FAÇA A SUA PARTE!

É dever de todos respeitar as normas de saúde pública para que possamos vencer esta calamidade.

Salientamos ainda que constitui crime descumprir as normas do Decreto Municipal de calamidade pública (Art. 268 do Código Penal), sendo que a fiscalização municipal está constantemente agindo para garantir o cumprimento do Decreto.

Acompanhe os boletins completos em: