Metroplan repassa orientações para o Passe Livre em 2015

Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado recebeu nesta quinta-feira ( 27), a informação da Metroplan ( Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), órgão do Governo Estadual responsável pelo cadastramento do Passe Livre, que foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 21 de janeiro o Decreto nº 52.187, que estabelece as regras para que os estudantes possam aderir ao programa.

Não existe ainda uma data definida do prazo inicial e final de inserção dos dados no sistema da Metroplan. Entretanto, os alunos interessados em aderir ao programa em 2015 já podem ir providenciando a documentação necessária. “Assim que for informado e liberado para inserção dos dados no sistema, iremos comunicar o local e horário para que seja realizado o cadastramento dos alunos do município” disse o Chefe de Gabinete Cássio Garcia.

Documentos necessários

Abaixo, estão o modelo de declaração do grupo familiar, que deverá ser autenticado em cartório, a relação completa de todos os documentos necessários para os estudantes que já estão no programa e para aqueles que irão ingressar em 2015, o Decreto Estadual que regulamento o Passe Livre para 2015 e orientações para emissão da carteira estudantil 2015, que é item obrigatório. Os alunos interessados em aderir ao programa já podem ir providenciando a carteira.

Documentos Obrigatórios
Declaração de Grupo Familiar
Comprovação de Renda
Ficha de Inscrição de Beneficiário
Decreto Passe Livre

Como fazer para emitir a Carteira estudantil
–> Nível Médio e Técnico (UGES)

A UGES é a responsável pela emissão para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante.

Para solicitar a Carteira da UGES, os estudantes podem acessar o site da UGES (www.uges.org.br), realizar seu cadastro e receber na sua casa a carteira através dos correios. Poderão ainda encaminhar toda a documentação citada abaixo pelos correios ou pessoalmente para Av. Desembargador André da Rocha, 216 – Centro – CEP: 90050-160 – Porto Alegre -RS.

Documentos para a Carteira da UGES 2015:
– Preencher a ficha de inscrição.
– 1 foto 3×4.
– Atestado Escolar (ou atestado de matrícula para 2015).
– Cópia do Comprovante de residência.
– Comprovante de depósito da taxa de confecção R$ 17,30.

A taxa de R$17,30, referente a confecção da carteira, deverá ser depositada no Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, Ag: 0040 – C/C: 06.182559.0.9 e o comprovante deverá ser digitalizado e encaminhado junto com restante da documentação.

Para solicitar a carteira, acesse este link, tendo seus documentos já digitalizados.

–> Nível Superior

Solicitação online: http://www.ueers.org.br/site/solitacao-on-line/
Solicitação presencial: http://www.ueers.org.br/site/solicitacao-presencial/

Documentação necessária:
– Ficha de Inscrição de Beneficiário do Programa Passe Livre.
– Uma Foto 3×4 recente.
– Comprovante de Matrícula.
– Cópia de documento de identidade.
– Cópia do CPF.
– Pagamento da Taxa de Confecção do Cartão de R$17,30

É importante que todos os alunos guardem o comprovante de pagamento da taxa de confecção das carteiras estudantil e a cópia do formulário encaminhado, pois se a carteira não tiver chagado até a data do cadastramento, será necessário apresentar esses documentos.