Atividade desenvolvida pelas psicólogas da área da educação na EMEF São João Batista

Na EMEF São João Batista, as psicólogas da área da educação da Prefeitura de Pinheiro Machado realizaram uma atividade especial focada em um dos principais meios de combate ao bullying: o respeito.

Com o intuito de conscientizar os estudantes dos anos iniciais sobre a importância de cultivar um ambiente saudável e acolhedor, a psicóloga promoveu um trabalho que destacava o poder do respeito nas relações interpessoais.

Durante uma atividade, os estudantes foram convidados a expressar suas inscrições e desejos relacionados ao tema do respeito. Com um cartaz em branco, cada aluno teve a oportunidade de escrever o que entendia sobre o respeito e o que almejava para seu convívio diário na escola. Essa atividade permitiu que os alunos refletissem sobre a importância de tratar os outros com consideração, empatia e tolerância.

Para simbolizar esse compromisso com o respeito, as mãos dos alunos foram pintadas com tinta colorida e estampadas no cartaz. Essas mãos, repletas de cores e formas, representavam a diversidade e a união em torno do valor fundamental do respeito mútuo.

O cartaz se tornou uma manifestação visual do combinado estabelecer pelos alunos, uma promessa coletiva de cultivar um ambiente escolar saudável e harmonioso.