Artesãos pinheirenses participam de avaliação para renovação e emissão das carteiras

Servidores do FGTAS Pelotas estiveram na quarta-feira, 23, no Sine de Pinheiro Machado realizando a avaliação, confecção e renovação de carteiras para artesãos de Pinheiro Machado.

Nesse primeiro momento foram realizadas as avalições de artesãos que estão na ativa, através dos projetos da ONG Vida Nova Ponto Cultuart e Artesanato Cacimbinhas.

A atividade aconteceu no hall de entrada do Teatro Municipal e contou com cerca de 20 artesãos.

De acordo com o diretor de Indústria Comércio e Turismo, Olício Silveira Lopes com o documento, é possível que estes profissionais participem de feiras em todo o país, além de outros benefícios. “É também uma alternativa de geração de renda”, afirmou o diretor.

Presente na atividade o Coordenador Regional da FGTAS Sandro Freitas destacou que os demais artesãos da cidade interessados em adquirir a carteira, devem procurar o Sine local para sinalizar interesse.

“Conforme a demanda levantada, uma nova data será acertada para virmos até o município para avaliar e confeccionar mais carteiras”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves esteve presente acompanhando a atividade, assim como o Coordenador da Fgtas/Sine Pelotas Glauber Bürkle e a vereadora Magda Afonso.

“A secretaria está à disposição de todos artesãos pinheirenses. Queremos fomentar a geração de renda e emprego na cidade e em razão disto, na próxima semana estarei recebendo todos empreendedores locais para dialogar e criar mecanismos para fomentar as atividades dos mesmos”, destacou Vivian.

Carteira de Artesão
A Carteira do Artesão dá o reconhecimento como profissional autônomo, possibilitando que o profissional contribua para a Previdência Social e emita notas fiscais de suas vendas, com a isenção do ICMS. O artesão também pode obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.