ANEEL declara que Equatorial Energia CEEE-D não cumpriu nenhum dos limites de interrupção de fornecimento de energia no município em 2021

Devido as constantes falhas na distribuição e fornecimento de energia por parte da Equatorial Energia, a chefe de Gabinete do município de Pinheiro Machado, Lóren Pinto Ferreira, organizou uma reunião online com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) junto aos municípios do Consórcio Intermunicipal, Cideja, para debater sobre a má prestação de serviços da concessionária.

De acordo com a Lóren, já são vários meses que a população está sofrendo com os problemas de queda de energia elétrica. “Já entramos em contato com a Equatorial, já tivemos reunião com a empresa via Azonasul e nada se resolve, por isso resolvemos recorrer à ANEEL”, informou.

Lóren informou ainda que há muitos relatos de prejuízos dos consumidores, como a perda de equipamentos eletrônicos que queimaram com as quedas. “Além disso, temos produtores rurais que passaram mais de semana sem energia elétrica, sofrendo prejuízos econômicos como a perda da produção de leite. Na reunião da Azonasul, foi relatado que um produtor ficou 11 dias sem luz”, falou.

Outra reclamação relatada foi quanto ao canal de comunicação via SMS disponibilizado pela empresa. Segundo moradores da zona rural, o serviço não funciona, eles realizam a solicitação e ela não fica cadastrada no sistema da empresa, atrasando ainda mais o atendimento nas localidades atingidas.

Os vereadores das outras localidades e a Liziane Jardim, representante do Cideja, confirmaram que os problemas são os mesmos relatados por Pinheiro Machado. Durante a reunião, os representantes da ANEEL confirmaram que no relatório da agência de 2021, no município de Pinheiro Machado, a Equatorial extrapolou todos os limites aceitáveis de interrupção do serviço. A concessionária possui limites estabelecidos de duração equivalente de interrupção e frequência de interrupção que foram descumpridos.

O prefeito, Ronaldo Madruga, afirma que desde que começaram os problemas de energia em Pinheiro Machado, com o relato de equipamentos danificados e prejuízos por parte dos produtores rurais, o município tem buscado soluções para mitigar os efeitos da má prestação de serviços. “Só que esse é um processo que não é tão simples, a gente precisa reunir todos dados e elementos possíveis para que seja alcançado o objetivo de resolver o problema das faltas constantes de energia”, afirmou.

Para Lóren, a reunião foi bastante produtiva. “Pois eles conseguiram entender a situação do consumidor, pois muitas vezes para a ANEEL aparecem apenas indicadores e a reunião demonstrou a realidade dos municípios”, relatou.Por fim, segundo a Chefe de Gabinete, foi solicitada a elaboração de um documento, em que a Liziane será a responsável por entrar em contato com os demais municípios para captação dos dados e centralização das informações e a Lóren desenvolverá o documento para protocolar junto à ANEEL, solicitando providências.

Liziane também considerou a reunião positiva. “Por parte da ANEEL os técnicos foram muito claros e objetivos, pois como já citado, os problemas são os mesmos nos outros municípios e agora vou ajudar a Lóren, reunindo essas informações para fazer esse documento a nível regional para buscarmos de forma mais efetiva a melhora nas prestações de serviço”, afirmou.

Participaram da reunião, além da Lóren representando Pinheiro Machado e a Liziane Jardim representando o Cideja, representantes dos municípios de Hulha Negra, Pedras Altas e Herval e pela parte da ANEEL, o superintendente, André Ruelli, o superintendente adjunto, Gustavo Mangueira de Andrade Sales e o Chefe Adjunto da Assessoria Parlamentar, Gustavo Esteves Murad.